Wale fala sobre seu próximo álbum SHINE e sobre criar sua própria marca na música

O Rapper controverso fala sobre criar sua própria marca na música, um susto de gravidez, e seu novo álbum que sairá esse verão. 


No final de junho, sob as luzes do Estúdio Dim no Record Plant, em Los Angeles, seis pessoas dançavam ao som das batidas de uma bateria frenética, de efeitos sonoros de vídeo game e das vibrações da música eletrônica. No centro da reunião estava Wale. Seus dreadlocks balançando soltos embaixo de seu chapéu verde que um tio usaria numa pesca.

Seus dreads caiam em seus ombros sob sua jaqueta vintage do Hulk Hogan. O motivo da euforia no estúdio era uma música chamada "Contract Extension", incluída no próximo projeto do “Maybach Music Group”- “Self Made 4”, o qual Wale está à frente, tanto como um rapper como um A&R. Ao longo da noite, Wale também tocou as batidas potenciais de seu próximo álbum SHINE (Still Here Ignoring Negative Energy – Continuo Aqui, Ignorando Energias Negativas), previsto para sair no final deste verão. Há um som seduzente ainda sem título com vibes PnB Rock. Outro é chamado de "Scarface, Rozay & Gotti", que faz tributo às vibes que rappers como Rick Ross e Young Thug criaram. "Fish and Grits", também toca ali, e apresenta vocais do parceiro de Wale, Travis Scott. 

Sendo esse o dia após o BET Awards significava que muitos artistas ainda estavam na cidade, esperando seus vôos de volta para Nova York, Miami, Atlanta, ou de onde quer que sejam. O rapper Slim Jxmmi do duo Rae Sremmurd passou para uma rápida visita e tocou músicas de seu iPhone rachado. "A próxima é para todos os niggas que diziam que não podemos fazer rap", disse Jxmmi. "Nós já ganhamos disco de platina. Nós não temos nada a provar quando o assunto é números.” 

Lil Wayne estava no corredor, concentrado na produção, calmamente procurando maneiras de atacar no som. Ele finalmente lançou seu foco à conversa com Wale por um momento. É provável que Weezy também esteja no SHINE, considerando que a dupla já gravou a faixa e discutiram os conceitos do vídeo. Wale pediu licença da sessão de estúdio e entramos numa sala para conversar. Ele apoiou seu Yeezy Boost 350s no braço do sofá e deixou seu laptop tocando Monday Night Raw no mudo. E então nós entramos numa conversa sobre sua sempre urgente necessidade de elogios da crítica, seus objetivos para o SHINE, e se o temor de gravidez em seu mais recente mixtape Summer on Sunset é mera ficção criativa ou vida real. 

Tem um misto de pessoas interessante aqui agora. Recebi chamadas de Wayne Perry (*gangster traficante e suposto assassino*) e do gabinete do presidente Obama na mesma semana. Ano passado gravamos "MMG Under God" no The Gardens, com aliados de Wayne a pedido do próprio. Ele disse: "Grave uma com meus filhos no meu velho bairro." 

Eu não estou comemorando o que ele fez. Ele tem remorso, apesar de tudo. Ele disse: "Peço a Deus perdão por tudo o que eu fiz." O que eu estou dizendo é que minha música chegou a ele. Eu não sou um ‘nigga’ das ruas. Eu não estava vendendo drogas. Mas ele me procurou uns três ou quatro anos atrás e nós mantemos contato. Eu apoio os filhos dele. Seus filhos estão na música. Eu gravei um videoclipe em seu bairro. Foi a ligação de Wayne Perry que me fez fazer isso. Eu não estou nas ruas e eu não estou tentando ser das ruas dessa forma. Eu oro por todas as famílias que ele tocou [de forma negativa]. Mas, ao mesmo tempo, eu recebo esses chamados. Considerando o que SHINE representa, por que você ainda está dando tanta moral para perdedores em mídias sociais que estão incomodando você? Eu respondo os caras do Twitter porque eu sempre tive um problema com gente falando merda para mim. Os caras da minha equipe cansaram de mudar minha senha e eu acabar descobrindo. Eles vão e mudam novamente, apagam os tweets em que eu me excedo. Eu sei. Entendo que não deveria falar assim. 



O argumento para você ficar tranquilo é que sua carreira é muito boa para você sair twittando para esses caras que cortam sua onda ou que ficam falando sobre coisas que você não tem ainda. Você não concorda? 

Minhas vendas acabaram de ser atualizadas. Eu tenho músicas de platina dupla e alguns discos de ouro. Meu último single "Matrimony" com Usher foi ouro. Isso é surpreendente para um monte de gente. Um monte de manos adorariam conseguir isso. Todos, menos Drake e alguns outros caras, gostariam de fazer isso. Mas os meus padrões são mais elevados. É como se eu fosse um cara com tesão e isso é eu me masturbando nos inimigos. Essa merda é construída. Você tem que entender que eu vou para o estúdio e tento produzir coisa melhor do que Dr. Dre. Brad, eu acabei de aprender a produzir e eu estou sentado aqui gritando: "Qual é a melhor do Dre? Toca aí!" Para eu poder competir com ele. Estou aqui perguntando qual é a melhor melodia de Michael Jackson. Eu sei que eu nunca vou ser capaz de cantar como Mike, mas eu ainda estou usando isso para elevar meu nível. Alguns dias eu acordo, sento e penso: "Oh, isso é o que eles estão usando contra mim?" Nesta era, não temos muitos Jay-Zs e NASes. Eu estou aqui escrevendo uma mensagem na primeira pessoa sobre um colar de ouro de Jesus Cristo e vocês não vão comemorar isso? Cole e Kendrick são dois caras que eu amo até a morte. Esses são meus amigos de verdade. Essas são duas pessoas que estão perto de mim. Eu tenho certeza que quando eles ouviram "Golden Salvation" ambos pensaram "Oh, meu mano Wale destruiu essa porra." Niggas provavelmente vão odiar quando eu disser isso e vão falar, "Ah claro. Kendrick provavelmente teria escrito um verso melhor para essa música.” Talvez. Mas ele não pensou no conceito para fazê-lo. Isso é 70% do trabalho pesado ali. Esse tipo de coisa deve ser comemorado. Mas eu entendo que o jeito como eu respondo isso socialmente é o meu calcanhar de Aquiles. Vai ser meus tornozelos de Grant Hill. Ou meu quadril de Bo Jackson - o fato de que eu me importo muito. Nós amamos 'Pac, porque ele se importava. Quando é que se tornou um crime realmente se importar? Quando é que se tornou um hobby cutucar o cara que sente muito essas coisas? 

Então, qual é o seu objetivo global para o álbum SHINE? 

SHINE é tipo "Foda-se tudo isso." Você vai saber o quão bom eu sou. Eu vou ganhar com todas essas músicas. Me dê a mesma oportunidade que esses niggas do pop. Eu estou tentando criar um sentimento. Feliz, triste. Curtindo com os meus amigos, com as minhas mulheres. SHINE está tentando mostrar que céu azul é para uma pessoa cega. Eu quero que vocês se sintam como, "Eu quero ouvir SHINE sempre que estiver na balada, ou passando por uma separação ou quando eu estou falando sobre quem é o rapper mais legal." Eu posso até desapontar, mas esse é o objetivo. Esse é o sentimento que eu quero passar. Quero afetar o modo como você pensa sobre o amor, sua adolescência, os seus 20 anos, casamento, filhos. Tudo isso. Estou tentando fazer as pessoas se sentirem leves. Estou tentando fazer as pessoas entenderem a minha história. 

Você tem uma música com Kehlani em SHINE. É sobre o que? 

É tipo um manual de instruções para as mulheres que ganham seu dinheiro. É eu conversando com uma garota que é como uma irmã pra mim e que está prestes a brilhar no mundo. É uma história honesta. Kehlani e eu somos amigos pessoais. Falamos de material da música e coisas pessoais. Ela vem quando ela está se sentindo mal. Eu vou quando estou me sentindo mal. Nós simplesmente conversamos, desabafamos e escrevemos. É divertido. 



E você tem Travis Scott em "Fish and Grits." 

Travis é um grande amigo meu. Eu sempre conto a história de como eu conheci o cara. Ele estava usando Givenchy, jeans apertados e um Jordan 1s preto e vermelho. Ele estava pilhado. Eu pensei: "Cara esse cara é pesado demais." Eu o conheci no Westlake Studios e nós apenas ficamos amigos. 

Você também pareceu muito interessado na construção de sua própria equipe criativa e sua marca com a empresa Every Blue Moon. 

A idéia de Every Blue Moon originalmente era ser a primeira grande marca pós Roc Nation. Isto foi há uns três anos. Mais ou menos na época do Magna Carta. Quando eu tinha a EBM na Roc Nation era chamada de Allure no começo. Eu conheci o [cantor] Sam Dew e pensei que ele seria tão grande quanto o The Weeknd, mas ele teve alguns problemas pessoais que não permitiram isso acontecer. Eu tinha a Tiara Thomas, que seria muito grande agora se ela tivesse apenas dito, "Eu estou trabalhando com Wale." Nós nunca saímos em turnê com "Bad". Jay e os outros confiaram em mim. Mas então eu deixei a Roc Nation após algumas coisas mudarem lá. Um tempo depois um amigo meu estava conversando comigo e disse que eu sou diferente, porque eu "tenho a rua em mim, sou como um cara da quebrada, mas sou muito culto e articulado. Isso só acontece a cada lua azul (every blue moon). "Então eu decidi chamá-la assim. Eu queria que fosse algo entre a DONDA de Kanye West e a Roc-a-Fella. É preciso muita porra de dinheiro e popularidade pra isso. Phil Ade é minha ação principal agora. Eu tenho duas ofertas grandes de gravadoras agora para a minha empresa. 

Você se sente confortável na posição de chefe? 

Não. Apenas porque sinto que eu tenho que envolver outras pessoas. Eu acho que quanto mais longe eu for nessa onda de chefe, mais eu vou me perder. Vou perder o meu desejo e paixão nas coisas que faço. 

A última vez que conversamos você estava prestes a lançar ‘The Album About Nothing’ e você revelou que estava deprimido e tomando remédios antidepressivos por causa de questões que vão desde turbulências familiares ao não progresso profissional. Você está em um momento melhor agora, sem dependência de drogas? 

Não foi tão ruim assim. Eu escapei como eu precisava escapar naquele momento, mas não era loucamente ruim. Eu conheço meu pessoal e sei o que eles fazem. Eu apenas tive que deixar as pessoas saberem que eu passei por isso como elas passaram. Eu não tenho vícios nem nada disso. Com certeza eu não viciado. 

Summer on Sunset (mixtape) é sobre seus primeiros meses vivendo em Los Angeles e estar longe de casa e da Costa Leste em que você cresceu. Como é que você pretende levar isso para a música em SHINE? 

Dependendo de quantas pessoas ouvirem S.O.S., eu vou alterar SHINE. Vou afiná-lo e fazer como precisa ser feito. Nós precisamos levar o álbum a todos que querem ouvi-lo. Quero contar uma história em SHINE e você terá que ouvir S.O.S. para entender SHINE.

Em S.O.S., você tem alguns interlúdios com mulheres deixando mensagens de voz falando que estão juntando suas amigas e indo para uma de suas festas em sua casa. Como é uma festa de Wale? 

Todo mundo em Beverly Hills sabe que temos festas. Nós apenas trazemos as pessoas e relaxamos, nada mais nada menos. A gente só se diverte com todo mundo na boa. Nós ouvimos várias músicas pela primeira vez nesses ambientes. Nada louco. 

A última coisa que se ouve em S.O.S. é uma mulher deixando um "Estou grávida" na caixa de mensagem pra você. Seria algo que realmente aconteceu recentemente? 

Você tem que realmente prestar atenção e ver que merda está acontecendo. O ouvinte está se perguntando, "Será que é real? É falso? Será que é poética? É genial? O que é isso? Como é que não houve quaisquer notícias sobre isso?" Eles não sabem se é apenas arte ou mais. Eu tenho todas as respostas.

Você não respondeu à minha pergunta. 

Você vai ter que esperar e ouvir SHINE quando sair. É uma maneira dramática de levar o público para o próximo projeto. O próximo projeto ou minha vida... 

Cara, o que você está dizendo? 

Você tem que ouvi-lo. Ninguém sabe o que está acontecendo. 

Mas eu sei que você não é um rapper fantasioso do tipo "eu faço rap do ponto de vista de outras pessoas". 

Então, tem que haver alguma verdade nisso. Este é o quinto álbum. Eu estou fazendo um monte de coisas diferentes. 

Beleza. 
Beleza. 

Então, eu vou supor que o próximo álbum vai começar com você falando sobre estar esperando um filho ou algo assim. 

Isso seria legal. Isso seria uma ótima idéia. Eu já fui previsível assim antes? Será que já fui tão transparente assim? 

Você já foi bastante transparente antes, sim

Nunca. Nunca dei as evidências antes de ter cometido o crime. 

Em 2015, você fez "Matrimony", sobre ter uma pessoa que você pensou ser super especial, talvez até mesmo a escolhida. E você fez um rap sobre ela ter um aborto espontâneo. Você me disse que realmente aconteceu. 

Transparente. Eu acho que nós vamos ter que ver. Eu poderia ter uma faixa comigo dizendo tipo: "Eu pensei que tinha engravidado essa garota..." Pode ser: "Eu acho que eu fiz todo mundo pensar..." Pode ser qualquer coisa. 

Quando terminou S.O.S. do jeito que você fez, a pessoa que você está namorando ouviu a faixa e te deu uma dura sobre a conversa de gravidez? Você, pelo menos obteu um falso "Parabéns"? 

Não. As mulheres de hoje em dia não são assim. Ninguém está pensando nisso com essa intensidade. As pessoas não pensam sobre isso tão intensamente como vocês fazem. Eu provavelmente só consegui uns 10 tweets sobre isso. Tipo o "Isso é real?" é muito insignificante. Muito. 

Sério? 

Isso nem é uma grande descoberta jornalística. 

Uma mulher diz claramente que está grávida no final de S.O.S. Está lá. Está lá. Você diz que seu objetivo com SHINE é fazer algo que os fãs podem se identificar. Mas eu sei que você ainda está com fome de elogios da crítica o tempo todo. 

Sim, fazer um grande álbum e apenas conectar-me. Eu sinto que eu sou um dos melhores compositores e as pessoas não vão conseguir ver isso enquanto elas tiverem suas idéias preconcebidas. Ouça a "Golden Salvation." Ouça "Black Heroes" e me diga que o que eu estou fazendo é comum. Sei lá cara. Eu só quero ser respeitado. Toda vez que eu faço algo eu tento elevar o nível. 

Então, quando os críticos odeiam, você meio que sabe que é mais uma implicância com Wale do que sobre sua música propriamente? 

Eu fico tipo, "Meu, diz logo que você não gosta do diferente. Porque se formos ver, eu estou mais adiantado do que talvez quase todo mundo, com exceção de umas duas pessoas. 

Me diz logo que você é uma vítima do marketing." Te fazem muito aquelas perguntas tipo "Se J. Cole está ganhando e Kendrick está ganhando, então por que você não está ganhando assim?". 

Todos me fazem essa pergunta. E eu digo a mim mesmo: "Talvez eles estejam tentando me irritar para obter uma reação. Deixe-me dizer a mim mesmo que eles não acreditam que eu sou tão bom quanto esses caras.” Todo mundo fica tipo: "Se esses caras estão fazendo isso, então por que você acha que não está no nível de... " Então, basicamente você está me dizendo que eu deveria estar lá.



Confira o Novo Single de Wale "My PYT"

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.