Gucci Mane - Sóbrio, livre de confusões e pronto pra arrebentar

Gucci Mane ­ nome real, Radric Davis ­ é o número 65556­019 no sistema prisional federal, em prisão domiciliar, cumprindo os meses finais de sua sentença de três anos por posse de arma de fogo. 


A data de sua liberação está prevista para 20 de setembro. Este acordo permite ao rapper mais influente da última década à começar o trabalho de reafirmação do seu lugar na hierarquia do Hip­-Hop com um novo álbum ­ "Everybody Looking", que saiu na sexta-­feira, 22 de julho, e permite ao artista pagar o restante de sua dívida com a sociedade. 

Talvez nenhum rapper teve mais incidentes nos últimos anos do que Gucci Mane. Entretanto, ele é um dos artistas mais prolíficos e admirados do Hip­-Hop, e um dos menos previsíveis também. 

A influência que ele tem em Atlanta ­ o centro de inovação do Hip­-Hop nos anos 2000 ­ é grande e constante. Ele já lançou talvez umas 2.000 músicas ­ suas próprias e features em outras ­ e com o feitiço de 2009, graças à sucessos como "Wasted" e o delirante "Lemonade", assim como os versos em faixas de Mariah Carey e Mario, parece que Gucci pode finalmente assumir o seu charme regional e global. 

A marca registrada de Gucci é o seu flow: flutuante e melódico e com floreios de comédia leve. Ele aparece com uma complexidade nas suas batidas que é incompreensível aos puristas do hip- hop old­school, mas mantém suas emoções consistentes. Suas rimas se revezam imprevisíveis, e ele gosta de proferir a mesma sílaba repetidamente de formas diferentes. 

Ele é também um inovador logístico e parte da primeira leva de rappers que entenderam que uma presença constante nas mixtapes (no mundo real, e consequentemente online) era uma estratégia eficaz de marketing para a abordagem tradicional de singles e álbuns.



Ele é um dos rappers mais astutos do recrutamento de novos talentos, tendo dado o pontapé inicial na carreira de Waka Flocka Flame e Young Thug, e fez também com que produtores como Zaytoven, Drumma Boy e Mike Will­Made tivessem ampla notoriedade

Desde o início dos anos 2000 até o início da década de 2010, Gucci lançou dezenas de mixtapes e alguns álbuns, e ainda teve um papel no filme neogótico "Spring Breakers". 

Harmony Korine, o diretor do filme, disse que seu amigo de longa data é "um artista na forma pura como Sinatra era. Ele incorpora o código e o mito, mas também eleva-o de uma forma realmente estranha. " A mística de Gucci, sua habilidade, onipresença e o seu gosto para coisas estranhas ­ em 2011, ele tatuou uma casquinha de sorvete em sua bochecha direita ­ foram os elementos que o fizeram tornar-­se algo como um herói popular. 

E ainda assim ele constantemente e talvez involuntariamente, estraga tudo. "Toda vez que ele está prestes a arrebentar, ele volta para a cadeia", disse Todd Moscowitz, um membro da equipe de Gucci. "Toda vez." Desde 2001, Gucci foi preso pelo menos 10 vezes ­ uma mistura de acusações de agressão, de drogas e de armas (uma denúncia de 2005 de assassinato foi arquivada), que o mantiveram na prisão durante grande parte da década de 2010. "Tem sido difícil de ser um fã de Gucci," o próprio admitiu nesta primeira entrevista desde que foi liberado para prisão domiciliar. "Tem sido difícil ser um amigo de Gucci, um irmão de Gucci, uma namorada de Gucci ou um parceiro de Gucci. Eu cansei de fazer as pessoas passarem por isso, cara". "Isso" que ele quer dizer são as prisões e as drogas.



Após sua última sentença, Gucci agora com 36 anos, admite que não tem estado totalmente sóbrio desde que ele era adolescente, cerca de 17 anos: “Eu sentia que não podia fazer música estando sóbrio, que eu não conseguiria curtir meu dinheiro estando sóbrio. Porque eu iria querer ir para uma festa se eu não pudesse fumar e beber? Eu sentia que nem sexo poderia ser bom se eu estivesse sóbrio. Eu associava tudo com estar muito chapado. Agora eu vejo a coisa como ela é: eu era viciado em drogas. Eu era ingênuo em relação a isso. Por isso eu não posso dizer que eu me sentia feliz no meus últimos 6, 7 anos de carreira musical. Eu estava entorpecido. Se você me dissesse que eu estava indo bem ou indo mal, se você me dissesse que me odiava ou que me amava, eu concordaria com qualquer coisa de forma indiferente. Era uma indiferença sincera: eu realmente não me importava”. 

Ele tentou ir para uma clínica para se recuperar de seus vícios mas sem sucesso. Foi na prisão que resolveu realmente mudar sua vida pra valer e foi um momento muito difícil. “Foi como morrer. Seu corpo na fissura é algo muito ruim. Estômago inchado, você não consegue pensar direito, puto com o mundo, humor irritadiço, violento e agressivo. Você fica muito rude e tóxico.” 

Gucci Mane revelou que o que o tem ajudado em sua recuperação é um novo foco na vida que inclui uma rotina de orações, exercícios e muita leitura especialmente da bíblia e livros de auto- ajuda. Com esse novo foco ele perdeu peso e começou a trabalhar pesado e pela primeira vez começou a escrever com papel e caneta (e não só improvisando como costumava fazer). 


Sua nova fase, com vários lançamentos e participações tem sido muito lucrativo: desde que saiu da prisão lucrou mais de 1 milhão com seus novos trabalhos. “Nem consigo dormir de tanto que tenho a dizer”, diz a faixa de abertura, “No Sleep”, que dispara contra os “federais” da polícia, DEA. O trabalho foi gravado em seis dias. A primeira música nova de Gucci, “First Day Out Tha Feds”, saiu menos de 24 horas depois de sua libertação. Uma semana depois ele anunciou uma linha de roupas. Após um mês, cinco músicas novas e saiu a notícia de que uma rede americana estava negociando um reality show sobre sua vida depois da prisão – a se julgar pela narrativa que o rapper está construindo por meio de postagens nas redes sociais, uma vida mais saudável e menos tumultuada (por causa disso, o rapper chegou a ter que negar que se tratasse de um clone, em resposta a fãs desconfiados com seu estilo mais suave). 

E assim, com seu legado seguro, Gucci pode se concentrar em si mesmo agora, uma vida baseada em sair de casa sóbrio (com possíveis testes de drogas aleatórios), seguido de três anos de liberdade condicional. Mas ele tem passatempos: está trabalhando em uma linha de roupas, Delantic ( seu nome do meio ), e recentemente filmou um anúncio fantasticamente doido para a marca Supreme com o Sr. Korine. 

Todas as manhãs ele trabalha. Todos os dias ele come bem. Todos os dias ele se arruma, mesmo que apenas para caminhar ao redor da casa. "Qualquer um pode fazer as coisas Gucci costumava fazer ", disse ele. Mas ele espera que suas novas escolhas sejam tão influentes como as antigas. "Vocês conseguem copiar meu modo de vida agora", Perguntou. "Vocês podem tomar meu exemplo arrumando suas vidas?"


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.